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AVIANCA cancelou meu voo! o que devo fazer?

Dicas de como agir, em alguns caso será possível buscar a solução perante outras empresas




É de conhecimento da maioria das pessoas que a empresa de aviação Avianca (Oceanair) está em recuperação judicial e, apenas no feriado da Semana Santa (ano 2019), suspendeu 229 (duzentos e vinte e nove) decolagens. Desse modo, é importante que os seus consumidores estejam cientes sobre como devem proceder diante de tal situação.


Diante de toda essa situação o consumidor tem direito a ser realocado em outro voo ou ser ressarcido de todos os gastos efetivados, a responsabilidade para isso é da própria AVIANCA ou em casos que a compra foi feita por meio de intermediários, desses intermediários também como por exemplo: CVC, Submarino viagens, decolar, maxmilhas, skyscanner, viajanet, edestinos, 123 milhas, kayak, agência de turismo etc, pois existe nesse caso em que a venda da passagem aérea é feita por um intermediário, a responsabilidade solidaria, onde não só a AVIANCA é reponsável.


Alguns consumidores já me procuraram e disseram que suas agências de viagens têm orientado a pedir por escrito o cancelamento da viagem, não o façam dessa forma, pois, poderá configurar que você está desistindo por mera liberalidade sua, o que poderá lhe acarretar multas e não restituição de todos os valores pagos.


Como devo agir? Procure a AVIANCA ou a agência/site em que comprou sua passagem aérea e peça que informe por escrito a situação de voo (se há previsão de atraso, cancelamento ou realocação), é importante que peça a informação por escrito, pois na eventualidade de ter negado o seu direito pela AVIANCA ou agência de turismo ou site, você estará documentado para fazer reclamação uma ação judicial. Lembrando que no site da própria AVIANCA existem informações sobre voos cancelados/suspensos, confira se o seu está lá.


No site da AVIANCA tem um formulário para os consumidores que adquiriram passagens aéreas solicitem reembolso. Lembrando que a escolha de ser reembolsado ou realocado é escolha do consumidor.


O valor da indenização do reembolso ou indenização por danos materiais, será aquele valor que o consumidor gastou com a compra da passagem, hospedagem (hotel ou aluguel de imóvel), passeios, aluguel de veículo etc. (todos devem sere provados por meio de comprovante de pagamento, recibo ou nota fiscal).


Mas isso me causou problemas além do prejuízo material! perdi uma festa! fui humilhado! isso frustou minha férias em família! perdi uma reunião de negócios! perdi minha lua de mel! você pode pedir nessas situações também indenização por danos morais (somente na justiça), qual o valor da indenização? depende de cada caso, de cada cidade e de cada juiz e Tribunal, não é possível prever.


Mas e eu que comprei minha passagem com milhas? o que devo fazer?! Nesse caso você pode pedir também o realocamento ou a devolução de suas milhas, seguindo o mesmo passo a passo.


Onde posso reclamar? diretamente com a AVIANCA, site em que comprou a passagem ou agência de turismo (anote números de protocolo se houver, salve os emails se for por email, ou seja, salve de alguma forma sua reclamação), pode reclamar no PROCON, pode registrar também na ANAC (Agencia Nacional de Aviacao Civil) e no site www.consumidor.gov.br que é uma plataforma do Governo Federal utilizada para auxiliar os consumidores, lembrando que nesse site só consegue reclamar em face de empresas que estejam cadastradas no sistema, caso o problema não seja resolvido em alguma dessas vias, deve-se procurar um advogado especialista em direito do consumidor para buscar seus direitos junto a justiça.


Se tal situação ocorreu em face a outra companhia aérea? Pode-se utilizar esse mesmo passo a passo, diferindo apenas quanto ao local da primeira reclamação que será diretamente com essa outra companhia aérea. Espero ter ajudado.


A postagem desse texto em outro site, só poderá ser feita com autorização do autor.

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